Air Berlin diz que atender clientes em outros idiomas não é rentável

Uma prévia explicação antes do post que segue. Na Espanha, algumas regiões são bilingües, ou seja, falam igualmente o espanhol e um outro idioma. Na Catalunha, por exemplo, fala-se catalão, além do espanhol. Na Galícia, o galego, e assim por diante.

Bom, dito isto, a Air Berlin, uma companhia aérea alemã, decidiu dar um basta a um insistente pedido do povo espanhol. Moradores da Catalunha, das Ilhas Baleares e da Galícia insistem que os funcionários da companhia falem catalão, balear e galego, além do espanhol, durante os vôos na Espanha. A empresa se defende dizendo que o espanhol é a língua oficial do país e que a tripulação – toda alemã – já faz um grande esforço para falar em espanhol com os viajantes. Segundo reportagem do jornal El Economista, o diretor da Air Berlin para Espanha e Portugal disse que um estudo recente realizado pela Câmara de Comércio Alemã na Espanha mostra que o atendimento em outras línguas não é rentável. Já que a Air Berlin é uma companhia privada que visa o lucro, não teve dúvida ao declarar: ninguém é obrigado a voar com a Air Berlin. Quem não quer, que não voe! Precisa de mais alguma explicação?

Anúncios

One Response to Air Berlin diz que atender clientes em outros idiomas não é rentável

  1. Ivan disse:

    Os consultores de CRM “customer relationship management” devem estar contentes com este exemplo de pouco caso com o mercado. Só falta esta companhia aérea fazer sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: