A indústria musical se reinventa

Vender CD é coisa do passado, já dizem alguns. E a indústria da música sente essa mudança cultural no caixa. Mas os empresários do ramo não descansam e continuam se reinventando. A empresa espanhola La Banane Box lançou o Yes.fm, um site que permite ao usuário escutar as músicas que quiser pelo preço mensal de 9,80 euros – sendo que no primeiro mês se pode fazê-lo por dois euros, segundo notícia do jornal ADN. Os criadores do Yes.fm dizem que querem devolver o valor à música com o projeto. O Yes.fm tem um similar no mercado, mas que atua um pouco diferente. No Last.fm, disponível em 12 idiomas, inclusive o português, não é preciso pagar para ouvir música, desde que o usuário aceite ver propagandas. Caso prefira não ver os anúncios é possível fazer uma assinatura. No site o internauta se conecta com outros usuários que têm gosto musical semelhante ao seu e troca informações sobre bandas e canções.

Anúncios

3 Responses to A indústria musical se reinventa

  1. r4f4 disse:

    É uma tentativa, pois tem que se dar um volta na questão, todos querem música tem que haver um jeito de pagar por ela, mas aonde o artista ganha?

  2. Adriana Fonseca disse:

    Rafa, imagino que o artista ganhe com direito autoral. Será que não?

  3. Fabiana Tavares disse:

    Na realidade a publicidade gratuita gerada pela mídia digital faz com que o artista ganhe mais visibilidade. Desde da época do vinil o artista sempre faturou mesmo com shows. Grande parte do percentual na venda de discos, cds e Dvds é de posse da gravadora. O artista ganha na bilheteria dos eventos. Por isso tantos artistas que andavam meio esquecidos como Lobão, disponibilizam suas músicas na internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: